Seções

domingo, 23 de junho de 2013

Manifestação em Caxias - Parte 1: A calmaria antes da garoa

Há pouco mais de duas semanas fiz a cobertura da Marcha da Maconha em Caxias do Sul. Na postagem frisei o fracasso da manifestação e a evidente falta de organização do evento. Mas o que vem ao caso não é isso, e sim a entrevista que fizemos na ocasião, na qual um homem se dizia decepcionado com a falta de mobilização dos caxienses. Ele afirmou que a única solução para chamar a atenção do estado seria por meio de uma revolução social. Um discurso não muito inovador, convenhamos, mas o fato é que, nessas últimas duas semanas muita coisa mudou, e o sonho do nosso entrevistado surpreendentemente se realizou.


A primeira etapa das manifestações em Caxias ocorreu ainda na terça-feira (18), na Câmara de Vereadores. Embora marcada para às 18h, um número surpreendente de 700 pessoas se mobilizou aos arredores da prefeitura. Parte delas inclusive foi ativa no grande objetivo do encontro: acompanhar a sessão da câmara. No vídeo abaixo você pode conferir um resumo de o que foi a sessão (e caso você não perceba, há um sujeito alertando que o local NÃO É UM ESTÁDIO):




Após a sessão, todos seguiram em caminhada pela cidade. Em uma marcha pacífica, guiados pela Brigada Militar, a noite terminou em frente à Faculdade da Serra Gaúcha. Em seguida, todos satisfeitos foram para suas casas, mas antes de isso acontecer, falamos com o mesmo sujeito citado no primeiro parágrafo, que mantendo seu status de profeta nos disse o seguinte:




Os dias passaram e as revoltas pelo país se intensificaram. O evento marcado para ocorrer na sexta-feira em Caxias do Sul foi ganhando uma amplitude inesperada. Eis que no dia em questão, às 18h30, mesmo debaixo de chuva, a cidade parou.

Parte 2: Longe Demais das Capitais


Nenhum comentário:

Postar um comentário