Seções

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O indiscreto charme da imundície


O simples ato de manifestar-se artisticamente já não mais se caracteriza como cultura. Indústrias definem gostos e tendências, e assim, a própria essência do que uma expressão artística representa perde-se em interesses comerciais e na consequentemente banalização de artistas, gêneros e movimentos. 


O que entendo como arte não está ligado à qualidade em si, mas com a sinceridade com que ela é expressada. Dito isso, creio que a forma mais pura de arte está na música; e dos gêneros musicais, não há nada mais rústico, cru e bruto, do que o caos sonoro proporcionado pelo punk rock.

Não sou adepto do movimento, e nem entendo muito de música. No entanto decidi, no último final de semana, conferir três bandas gaúchas da cena underground que tocaram em Caxias do Sul. Em uma noite denominada "Triplo Rolê Sujo", apresentaram-se a banda caxiense Anomalia Social, e as portoalegrenses Viruskorrosivus, e Dévil Evil.


O Evento

Para começar, a combinação de entrada grátis e cerveja barata é uma conquista rápida e fácil. Soma-se isso a um lugar simpático, e literalmente underground, chamado "Casa Paralela". Agressividade sonora e público disposto completando o ambiente, e pronto senhores, temos uma noite agradável, com certeza.



Flyer do evento divulgado em redes sociais .

Anomalia Social abriu a noite. Foto: Paulo Dutra
Não eram nem 20h quando Anomalia Social subiu ao palco (te enganei, lógico que não há um palco).

Apesar de apenas duas músicas próprias no repertório, a aprovação do público foi imediata, podendo a mesma ser identificada por rodinhas punks que pisoteavam o chão grudento devido as cervejas derramadas na truculência pacífica dos esbarrões, e também pelas vozes exaltadas que acompanhavam os covers de clássicos do gênero. Coro que também seguiu por uma das músicas autorais da banda, a frenética  "Mendiga do Amor".

Formado há pouco tempo, o grupo já demonstra potencial, apenas depende de produzir mais material próprio. Mendiga do Amor prova que isso não deve ser problema e tudo é só uma questão de tempo até a banda estourar nos subsolos da região.






Banda de crossover thrash empolgou  o público. Foto: Mariana Hoffmann
Em seguida, direto da capital, a Viruskorrosivus deu dois passos para frente dirigindo-se ao palco, e durante a hora seguinte derreteu as ceras dos ouvidos de todos os presentes. Com um som ainda mais pesado que o de Anomalia Social, obteve a mesma reação positiva do público. 

Formada em janeiro de 2012, a banda já demonstra entrosamento e conta com um repertório com 12 músicas próprias, que podem ser conferidas em seu site: viruskorrosivus.bandcamp.com

Dévil Évil fecha a noite diminuindo o ritmo, mas mantendo a qualidade.
Por fim, uma plateia já não tão grande, mas igualmente satisfeita, acompanhou Dévil Évil fechar o evento.

Com um show conciso, a banda manteve a regularidade de boas apresentações da noite, e seu som mais leve, limpo e por vezes introspectivo, suavizou os ouvidos calejados dos presentes.

O grupo também demonstrou saber incorporar o espírito do ambiente quando não parou de tocar ao se defrontar com um problema técnico, ganhando assim a simpatia do público.

Formada em 2011 a banda já tem dois álbuns de estúdio que podem ser ouvidos e baixados gratuitamente em seu site: devilevil.com.br.

E assim teve fim o "Triplo Rolê Sujo", cumprindo o que propôs, e fazendo jus ao nome do evento, como mostra a foto abaixo.

Foto: Mariana Hoffmann

 

2 comentários:

  1. Mateus ! parabéns pelo conteúdo.Está perfeito .Vc escreveu com inteligencia,sensibilidade e verdade.


    Meu abraco para vc. ...não desista!!!
    Milene

    ResponderExcluir